Histórico
12º BATALHÃO DE SUPRIMENTO
"BATALHÃO MARQUÊS DE POMBAL"
As origens do 12º B Sup remontam ao ano de 1969, oportunidade na qual foi criado o Estabelecimento Regional de Subsistência da 12ª Região Militar. No ano de 1990, a Unidade recebeu sua denominação atual, a partir da fusão das seguintes Organizações Militares Regionais: Depósito Regional de Subsistência, Depósito Regional de Material de Intendência, Depósito Regional de Material de Saúde e 12º Pelotão de Remuniciamento (Independente).
Além da atividade de suprimento, o 12º Batalhão de Suprimento é responsável pela formação de Oficiais da Reserva do Serviço de Intendência, atividade conduzida pelo Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), implantado no ano de 1996. Também forma Oficiais Técnicos Temporários (OTT), realiza o Estágio de Instrução Preparatório para Oficiais Temporários de Intendência (EIPOT), a Instrução Individual Básica de seu Efetivo Variável e de outras Organizações Militares (OM), além dos Cursos de Formação de Cabo (CFC) e de Sargento Temporário (CFST).
O 12º B Sup é uma Instituição Militar, de caráter permanente, regida pela Constituição Brasileira, tendo como atividade fim prover, nas diversas classes de suprimento, as Organizações Militares situadas na Amazônia Ocidental, que engloba os Estados do Amazonas, de Roraima, de Rondônia e do Acre.
Subordina-se diretamente à 12ª Região Militar (12ª RM) e, mediante canal técnico, ao Comando Logístico (COLOG). Além dessas subordinações, enquadra-se também nos demais subsistemas do Exército Brasileiro.
O aquartelamento sede está situado no Bairro de Santo Antônio, relativamente próximo ao Centro da cidade. Sua área é de 28,06 Km², subdividida em duas partes: sede (10,06 Km²), onde está a maioria das instalações da OM, e 2ª Companhia de Suprimento (18 km²), área dominantemente matosa, distante cerca de 70 Km da sede, no município de Rio Preto da Eva-AM.
Redes Sociais