Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mensagem aos Concludentes do NPOR /2020
Início do conteúdo da página

Mensagem aos Concludentes do NPOR /2020

Aspirantes do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva de Intendência do 12º Batalhão de Suprimento - “Batalhão Marquês de Pombal”, a partir de agora integrantes da TURMA 75 ANOS DA VITÓRIA DA FEB NA 2ª GUERRA MUNDIAL.

Hoje encerramos uma fase de crescimento pessoal e profissional deste grupo selecionado entre jovens que se apresentaram para o serviço militar inicial no ano de 2019. Este pequeno universo, em virtude de seu nível de conhecimento no momento da seleção, teve a oportunidade de integrar as fileiras do Exército Brasileiro na condição de alunos de um Órgão de Formação de Oficiais da Reserva, o nosso NPOR.
Ao encerrar o cronograma de instrução no dia 5, próximo sábado, tenho a certeza de que a missão foi cumprida, uma vez que a equipe de instrutores e monitores que ora se despede, certificou o aproveitamento de todas as etapas de sua preparação para um possível exercício do Oficialato, ou mesmo para a composição de nossos quadros de Oficiais da Reserva.
Esta mesma equipe sinergicamente aos Oficiais e praças da Unidade, lapidou vossas personas com os mais preciosos valores castrenses, ensejando que em vossos corações e mentes a dedicação ao serviço da pátria, a honra, a integridade e as instituições nacionais sejam perenes em nossa sociedade, transcendendo ainda, para que esses sentimentos sejam conjugados como as virtudes de um cidadão brasileiro. Tais valores aqui enaltecidos pelo ethos militar, reverberam desde o momento da entrada pelo “Portão das Armas” daquele candidato ansioso e desajeitado que outrora foram.
As instruções e atividades do Curso impuseram-lhes momentos atípicos, muitos deles contribuíram para uma mudança comportamental, exigindo o afloramento de valores como perseverança, camaradagem, flexibilidade, coragem, iniciativa e abnegação. Mas missão maior de grandeza e de cidadania não termina por aqui com o desenvolvimento dessas características, muito pelo contrário, apenas começou.
Novos desafios se apresentarão e serão o foco de todas as suas capacidades, para que a partir destes novos momentos de inquietude, durante a vida já de ex-aluno do NPOR, aquele garoto se mostre o homem que se tornou, um verdadeiro brasileiro, responsável , cônscio de seus deveres, cidadão, patriota e uma referência em nossa sociedade.
O militar é o “profissional do caos”, costumamos trabalhar sob pressão psicológica em lugares, situações, privações e em tempos sob os quais o cidadão comum que nunca foi submetido a intempéries ou desconforto físico atuaria. Vencer os desafios das distintas formações da caserna requer um algo a mais e isso foi demonstrado, pois chegaram ao fim.
Afinal, a semente já havia sido plantada, em sentido figurado, refiro-me ao seu núcleo familiar; pai, mãe, irmãos e parentes próximos; cujos ensinamentos, amalgamados com o que lhes foi ensinado nestes muros, germinará a seu tempo se o ex-aluno souber cultivar e colher no tempo certo.
Por fim, nesse ensejo aproveito para me despedir desta turma de Alunos que em breve será declarada Aspirante-a-Oficial do Exército Brasileiro, o Exército invencível de Caxias, augurando que permaneçam cativando a amizade e o conhecimento na busca contínua do auto-aperfeiçoamento que a geração de vocês exige.
Sejam exemplos para a nossa sociedade.
Tudo pela Amazônia, SELVA!
Brasil acima de tudo!

Manaus, AM, 3 de dezembro de 2020.

ERICK COZZO BETAT DE SOUZA - Ten Cel
Diretor de Ensino do NPOR de Intendência do 12º Batalhão de Suprimento

1

2

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página